sábado, 10 de outubro de 2009

Capacitação dos Professores.





Sou estudante de Lic. em Pedagogia e em uma das minhas avaliações da faculdade tive que fazer um trabalho em uma escola, o tema do trabalho era relacionado a Informática Educativa.

A conclusão que tirei do trabalho foi que muitos professores ainda têm medo de lidar com o computador e principalmente com a Internet dentro do ambiente escolar, e muitas vezes dentro de sua próprias casas.

Existe uma carência de formação continuada na área de informática, para que os professores possam trabalhar de forma mais segura com os alunos, usando o computador e a própria Internet como ferramenta no processo educacional.
Percebi que por mais absurdo que pareça muitos professores ainda têm medo de serem substituídos pela máquina e por isso apresentam resistência ao uso da mesma. Mas acredito que se houvesse uma capacitação dos professores e profissionais da educação de forma geral, o que de fato contribuiria para quebrar tabus estipulados por esses profissionais em relação ou uso do computador dentro do ambiente escolar, as dificuldades seriam resolvidas de forma mais rápida e as possibilidades do uso do computador e da Internet na escola seriam mais eficazes e mais conscientes.

A capacitação dos professores na área da Informática Educativa é importante, pois, não basta apenas saber usar o computador e as sua ferramentas, é necessário usá-las de forma consciente tendo como objetivo principal a utilização das mesmas, como instrumento no processo de mediação do conhecimento.

Um comentário:

  1. Issis achei bem interessante você ter usado o Tema de uma das nossas avaliações para começar seu Blog.
    Add seu Blog no meu, como fiz com o seu.
    Beeijos

    ResponderExcluir