quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FELIZ DIA DO PROFESSOR.


Parabéns a todos os professores pelo seu dia!

No dia 15 de Novembro será comemorado mais um dia dos professores, acredito que nessa data devemos refletir sobre a importância do professor para formação da sociedade e como o mesmo está sofrendo um grande processo de desvalorização com o passar dos anos.

O processo de transformação da escola foi e é muito importante, pois, a escola deixa de ser tradicional, rígida e totalmente autoritária, para ser uma escola construtivista onde os alunos podem falar e interagir com o professor, uma escola onde o professor não é detentor absoluto do saber, mas sim um mediador para o mesmo, ou seja, surgi uma nova forma de se pensar educação ou pelo menos uma nova perspectiva de olhar.

Mas durante esse processo de transformação para alcançar um novo olhar para educação o professor que outrora era o detentor absoluto do saber ficou a cada dia mais desvalorizado. Perdeu-se o foco, pois, o objetivo nesse aspecto era simplesmente descentralizar o poder das mãos do professor, para que todos percebessem que dentro da escola o professor era o mediador para o saber e não o detentor absoluto do mesmo. Mas durante o processo de transformação de detentor para mediador o professor foi perdendo seu valor aos olhos da sociedade em geral.

A conclusão desse quadro é que hoje os professorares são mal pagos, desrespeitados até pelos alunos e o que antes era uma profissão que dava muito orgulho para os familiares hoje é vista com loucura.

É necessário resgatar a dignidade dos professores brasileiros, antes que não reste nenhum para contar essa trágica história.

Um comentário: